sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Menino autista escreve poema encantador sobre ser singular
Benjamin Giroux, de 10 anos, recebeu milhares de mensagens de apoio nas redes sociais
Em abril, celebra-se o Mês Nacional da Poesia nos Estados Unidos. Para marcar a data, a professora de Benjamin Giroux, da Cumberland Head Elementary School em Plattsburgh, Nova York, deu uma tarefa a sua classe da quinta série: cada aluno deveria escrever um poema sobre si mesmo, começando os versos com a sentença “I am” – ‘eu sou’, em inglês.
Benjamin Giroux, de 10 anos de idade, tem síndrome de Asperger – uma forma de autismo. Costuma conversar pouco, mas ficou bastante ansioso para começar a escrever o seu poema e, quando terminou, imediatamente mostrou as pais, que se surpreenderam com o resultado.
O poema começa dizendo “I am odd, I am new” – ‘eu sou singular, eu sou novo’. Em outros versos, ele diz ‘Eu tento me encaixar/ Espero que um dia eu consiga’ e ‘Eu choro quando as pessoas riem, isso me faz encolher’.
No dia seguinte, os alunos leriam os poemas para a classe. Diante do nervosismo, Benjamin não conseguiu ir à aula. Ele achou que seu poema não estava bom, então seu pai decidiu postar uma foto do que o menino escreveu em sua página no Facebook, para, quem sabe, receber curtidas e mensagens de apoio dos amigos e familiares.
A surpresa foi que a Associação Nacional de Autismo viu a foto e compartilhou em sua página, recebendo milhares de respostas de estranhos dizendo o quanto o poema foi capaz de as inspirar.

Em tradução livre:
Eu sou singular, eu sou novo
Eu gostaria de saber se você é também
Eu ouço vozes no ar
Eu vejo que você não, e isso não parece justo
Eu gostaria de não me sentir triste
Eu sou singular, eu sou novo
Eu finjo que você também é
Eu me sinto como um menino no espaço sideral
Eu toco as estrelas e me sinto fora de lugar
Eu me preocupo com o que os outros podem pensar
Eu choro quando as pessoas riem, isso me faz encolher
Eu sou singular, eu sou novo
Eu entendo agora que você também é
Eu digo ‘Eu me sinto como um rejeitado’
Eu sonho com o dia em que isso será ok
Eu tento me encaixar
Eu espero conseguir um dia
Eu sou singular, eu sou novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário