sexta-feira, 31 de março de 2017

A U T I S M O 

by Ericka Vanessa Psicopedagoga, graduada em artes e pedagogia CBO 239425
Eu abraço esta causa e você?


O que esta palavra significa para você? Para muitos é sinônimo de preconceito, já outras pessoas nunca ouviram sequer falar e aquelas que nem sequer admitem ouvir... Autismo é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, trata-se de um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. O Autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética.
Autismo não tem cara, tem coração;
Autista tem alma, tem tratamento, porém não cura;
Autismo não é uma doença, não procure a cura, ajude !
Ser autista é um ser igual a mim e você , eles escutam, alguns falam e ele tudo vê e da sua forma senti, só que apresentam algumas diferenças não físicas, digo sim específicas da síndrome.
O autista deseja apenas ser aceito, com seus medos, anseios e manias, a rotina de vida de uma criança autista é diferenciada das outras, mas isso não impedirá das crianças aproximarem seus mundos, muitos precisam do primeiro passo, da primeira mão estendida, de uma simples ajuda.
Você já pensou em fazer a diferença na vida de uma criança com necessidades especiais, tente olhar esta criança sem preconceito, sem rótulos elas não são produtos, não tente entender apenas, auxilie no que possível for, não contrarie um autista, pois ele não admite ser contrariado, então ensine por amor e com amor.
A criança poderá vir a nascer com a síndrome, a descoberta é muitas vezes tardia, pois não existem exames que comprovem a síndrome, então você irá me questionar como posso descobrir? Você não irá descobrir por formas convencionais com tomografia, mas sim alguns sintomas serão aparentes desde o nascimento: ao mamar se o bebê não mantiver contato visual com a mãe, o bebê não irá manter contato visual com quem fala com ele, apresentar irritabilidade excessiva, pode ocorrer de chorar demais sem causa, a criança poderá focar em objetos luminosos ou giratórios fixamente, muitas vezes não gosta de barulho, mas é importante ressaltar que esses sinais são apenas indicativos de que algo não vai bem com o seu bebê.
Ao crescer a criança irá demonstrar dificuldade na fala, não serão todos os casos, restrição a alguns tipos de alimentos, não terá coordenação motora, não conseguirá andar de bicicleta, amarar os próprios cadarços, poderá ser agressiva ou não, ter sensibilidade a sons ou não, escuta o menor ruído com facilidade, enfileira brinquedos e normalmente anda na planta dos pés, irá se expressar de forma diferente das outras crianças.
O autismo é mais comum em meninos, a cada três ou quatro autistas, apenas um é do sexo feminino.
Nos Estados Unidos, a incidência é de um autista a cada 110 indivíduos. Já no Brasil, infelizmente, os estudos epidemiológicos não fornecem dados precisos.
Cabe a um psiquiatra ou neurologista infantil a tarefa de identificar o autismo com base em avaliações clínicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário